Aprenda a lidar com os pessimistas do trabalho

Levante a mão quem nunca lidou com aquele “ser” pessimista dentro do seu ambiente de trabalho? Ou quem nunca estressou com atitudes negativas que o colega ao lado toma e você não entende porque ele está fazendo isso? Se você não conseguiu levantar a sua mão, então pode ficar tranquilo. O pessimismo, egoísmo e a depressão estão cada vez mais presentes nos nossos ambientes corporativos, e uma hora ou outra acabamos encontrando pessoas assim.
Não existe uma receita de bolo para você lidar com este tipo de colega de trabalho, mas sim, práticas saudáveis que poderão amenizar as convivências ou quem sabe resolver de vez as dificuldades de relacionamento. Mas já vamos te alertando que não é uma tarefa fácil.
Os psicólogos e especialistas em gestão de pessoas são unanimes em dizer que nem sempre aquele “mal humor” é fruto da sua personalidade pessimista, mas apenas decorrente de um problema externo que esteja afetando temporariamente. Se você souber identificar a real situação, então fica mais fácil uma nova abordagem e uma atuação mais direta. Conselhos são muito bons para ajudar pessoas a resolver problemas temporários, o que difere dos pessimistas que tentam achar dificuldade em tudo.
Aí, o profissional pessimista acaba comprometendo a si mesmo e aos que estão a sua volta. Por isso, a melhor das táticas de “guerra” é ter paciência, desarmando sempre a sua negatividade. Nunca reaja aos comentários negativos, pois os pessimistas querem uma reação. Tente apenas mostrar que você está satisfeito com a sua vida profissional e mesmo nos intemperes, você consegue manter o bom humor. E nunca tente fazer isso sozinho na presença dela, mas na companhia de uma terceira pessoa para que fique mais fácil abordar assuntos agradáveis e neutralizar aquela conversa pessimista. Estar bem-humorado na frente de pessoas pessimistas pode ser um bom caminho. Pelo menos ela não vai enxergar energias negativas em você.
No ambiente de trabalho também é muito comum que pessoas negativas tragam pessimismo para dentro de projetos, atrapalhando todo o trabalho que será executado. Neste momento, o melhor a fazer é pedir a ela que diga o seu ponto de vista e foque na solução, não no problema. Se ela vê dificuldades, com certeza tem propostas de soluções borbulhando na sua cabeça.
Relembrar coisas positivas ocorridas no ambiente de trabalho também são uma boa estratégia. Lembre-a de momentos divertidos, elogios recebidos, testes superados e por aí vai. Isso ajuda a mostrar que nem sempre os caminhos são só de espinhos.
Pessoas negativas tem mesmo a dificuldade em ver o lado positivo da vida. Mas vai depender apenas dela para que qualquer mudança aconteça. O seu papel é apoiar e nunca absorver as energias ruins que ela emite. Quanto mais positivo você for perto dela, mais chances de que ela absorva a sua positividade.
Mas tudo tem um limite. No fim das contas, se a pessoa teima em não absorver nem pouquinho sequer das suas ações positivas, então a melhor maneira é removê-la da sua vida. As energias ruins não são sua responsabilidade.
Com diria o médico e escritor Augusto Cury: “O pessimismo é um câncer da alma”.
Por: Equipe Theorica